Alexandre Aschenbach

5 Ações para se tornar um melhor líder


img_043_001.png

Sabemos que não há uma fórmula mágica ou regras específicas que transformem pessoas em líderes, mas há algumas ações que, se tomadas, poderão auxiliar no caminho da liderança.

AÇÃO 1: Comunique-se de forma clara

Não presuma que sua mensagem foi entendida somente porque você a disse, ou porque a maior parte das pessoas entendeu... sua mensagem precisa ser clara e o sucesso de suas atividades dependem do entendimento de todos sobre o todo. Como em uma orquestra, se apenas um instrumento falhar, o concerto pode fracassar. 

As necessidades e expectativas não devem ser um segredo e muito menos você deve esconder o que pretende como objetivo de "pegar no flagra".

AÇÃO 2: Encontre o melhor

Deseje encontrar o melhor nas ações de seus liderados, sempre. Você precisa realmente querer que tudo dê certo,  que sua equipe consiga e que, não menos importante, todos tenham a real vontade de ter sucesso.

img_043_002.png

Novos líderes tendem a demonstrar que sabem mais, encontrar o erro dos outros e desconfiar de tudo e todos.

Desafio você a algo diferente: demonstre que está aprendendo, encontre e elogie os acertos e sucessos. Confie em sua equipe.

Note: não "procure" o melhor, mas sim "encontre" o melhor.

Ação 3: Seja gentil

Apresentar-se amargo, bruto e insensível é uma forma de manter a distância que tantos "chefes" desejam e (pior) pregam. Essa distância, alguns dizem, serve para manter cada um "em seu devido lugar" e, assim, impede que se crie confiança mútua.

A gentileza não é uma fraqueza, pelo contrário. A gentileza desperta automaticamente o que há de melhor naqueles que nos rodeiam e pode operar milagres na motivação e no equilíbrio do ambiente.

img_043_003.png

Ação 4: Seja constante

Você conhece pessoas que reagem de diferentes formas ao mesmo estímulo, baseadas, provavelmente, na posição da Terra em relação à  Saturno.

Este é outro modelo que já se provou ultrapassado: surpreender as pessoas com suas reações de forma que "eles nunca saibam o que vou dizer" já funcionou sim no passado, quando se dominava as pessoas pelo medo. Se não é aniversário de ninguém, evitemos esse tipo de surpresas.

Ação 5: Aprenda sempre

Acreditar que sabemos tudo é uma armadilha.

Podemos nos surpreender com novidades a qualquer momento e, para que isso não seja um problema, precisamos estar abertos a aprender.

Podemos sim aprender com nossos liderados, podemos aprender com nossos superiores, podemos aprender com qualquer um na rua, em casa ou no trabalho. Qualquer um.

Uma forma de se manter sempre pronto a aprender é estar sempre lendo, sempre buscando novas informações, fazendo pequenos cursos e diversificando a área de estudo de forma a enxergar a mesma realidade de ângulos diferentes.